Não me diga feliz dia, levante e lute comigo

Você sabe por que dia 8 de março é dia das mulheres?
A data é resultado de diversos movimentos de reivindicação trabalhista e política, como o voto feminino e está relacionada ao movimento operário que borbulhava na Rússia e nos Estados Unidos na década de 10! Ao longo dos anos, essa data foi constantemente escolhida para grandes mobilizações femininas. No Brasil, dia 8 de março foi o dia em que o movimento de mulheres se reuniu contra a ditadura de 64, por exemplo. O dia foi oficializado pela ONU em 1975, como o Dia Internacional da Mulher. E ainda hoje, esse dia é marcado por diversas manifestações feministas no mundo todo! Na conhecida paralisação 8M, as mulheres vão para as ruas lutar por direitos, contra governos retrógrados e pela libertação do corpo feminino. Um dia de luta e luto pelo sangue das mulheres que vieram antes de nós!

Não me dê parabéns

Então, por que continuamos sendo parabenizadas por essa data? Parabéns pelo quê? Dia 8 de março é a lua de mel do ciclo do opressor. Durante todo o ano mulheres experimentam a tensão e violência do patriarcado, mas durante um dia do ano, enquanto muitas de nós seguem sendo abusadas, a sociedade nos presenteia com rosas. Nada contra rosas, tudo contra romantizar uma vivência de luta. No lugar de parabéns, queremos representatividade política, legalização do aborto, divisão igualitária de responsabilidades, o fim do feminicídio e uma lista continua sem perspectiva de fim.
Que a gente se lembre de reconhecer o caminho que trilhamos até aqui, sem esquecer que o caminho pela frente ainda é longe! Hoje é dia de ir pra rua, de reflexão coletiva e estar entre aqueles que estão na trincheira com a gente.

A América Latina será toda feminista

Para celebrar essa data tão especial pra nós e fortalecer a luta feminista latino-americana lançamos três estampas latinas & subversivas que representam nossa visão desse dia tão importante para a revolução!

Visite nossa loja para conhecer as estampas

Seguimos, sempre juntas!
Pat da Trama Livre

Comentários